À comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB),
Nós, membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), em parceria com outros coletivos negros que assinam essa Carta, queremos expressar nosso apoio à candidatura de Olgamir - Chapa 90.
Ao longo dos últimos anos, Olgamir tem sido uma aliada nas nossas lutas e desafios, voltadas para a permanência com qualidade de estudantes cotistas, compromisso com a formação docente, servidores técnicos e discentes, em educação para as relações étnico-raciais e de gênero, com a consolidação de uma gestão humanizada, acolhedora e que assuma a transversalidade e a interserseccionalidade de gênero, raça e não só classe no âmbito das políticas e programas voltados para a pesquisa e a extensão, conectadas ás ações afirmativas.
Sua abertura ao diálogo e sua capacidade de refletir, ponderar e acatar sugestões é essencial para sensibilizar diferentes setores e decanatos, e auxiliar na implementação de ações concretas que visam à transformação da universidade em um espaço mais justo, inclusivo e democrático, certamente menos racista e sexista.
Conscientes de que muito precisa ser feito, entendemos que Olgamir sempre demonstrou um compromisso profundo com as lutas pela diversidade, equidade e a igualdade. Sob sua liderança, iniciativas propostas pelo NEAB e coletivos negros foram acolhidas, ampliadas e fortalecidas, posto a mesma refletir uma preocupação diferenciada para com a promoção da igualdade racial e a valorização das culturas afro-brasileiras. Cremos que Olgamir compreende bem melhor a importância de uma universidade que reflete a pluralidade da nossa sociedade e que luta para eliminar as desigualdades históricas que afetam a população negra, e o Brasil como um todo.
Por tudo isso, acreditamos que Olgamir, com sensibilidade e dedicação, é a pessoa ideal para conduzir as mudanças necessárias que nossa universidade precisa.
Convidamos a todos a se unirem a nós nesse apoio à Chapa 90, para que possamos construir uma universidade que seja realmente de "todos", ou seja, para todas/es/os.
Com gratidão e esperança,
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Universidade de Brasília (UnB)
Geppherg - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas , História, Educação das Relações Raciais e de Gênero.